O projeto EUROPE procura valorizar, aferir a relevância,
eficácia, impacto e escalabilidade no contexto europeu, de uma nova abordagem para
as escolas denominada programa Tempo de Silêncio, como:
- tendo o potencial para
contribuir para as estratégias nacionais e europeias em resposta à declaração
de Paris;
- como sendo uma abordagem integral que envolve toda a escola para
promover a inclusão social, tolerância, não discriminação, desenvolvimento
pessoal e outros fatores que ajudam a prevenir comportamentos extremistas violentos;
- como tendo potencial para levar por um caminho dominante de evidências baseadas
numa política de ações-guia a nível nacional e europeu, ajudando a fomentar o
papel da educação na promoção da igualdade, coesão social, estimular o respeito
mutuo e incorporando valores fundamentais na sociedade.
Dois dos parceiros, a escola pública primária “De Fontein”
(Holanda) e a Escola privada Maharishi (Reino Unido), têm em conjunto 30 anos
de experiência implementando o programa Tempo de Silêncio nas suas escolas e
estão apoiar a implementação deste, em três contextos europeus diferentes:
Portugal, Suécia e Holanda.
A avaliação final do projeto será liderada pelas
universidades de Utrech e do Algarve envolvendo inquéritos de avaliação para
diretores e professores que verificam níveis de stress, autoconfiança, motivação, tolerância e satisfação no trabalho;
a pesquisa com os alunos tem como alvo as medições de tolerância, ansiedade,
resiliência, satisfação de vida, desenvolvimento cognitivo, bem-estar emocional
e desempenho escolar. Também será aferido o impacto do programa noutros itens
como o comportamento violento, as taxas de abandono escolar, atrasos e faltas à
escola, suspensão e exclusão da escola.
Enquanto a experiência das entidades Villa Montesca e CESIE asseguram
uma grande disseminação e valorização do programa Tempo de Silêncio, para reforçar
o seu valor, este também será avaliado desde uma perspetiva política de desenvolvimento.
O projeto resultará num manual de boas práticas e um guia para que decisores
políticos possam implementar o programa nas escolas europeias.
Fonte, União Europeia:
Em 26-06-2017 | 16:15