segunda-feira, 26 de junho de 2017

APEJAA no Programa Europe



O projeto EUROPE procura valorizar, aferir a relevância, eficácia, impacto e escalabilidade no contexto europeu, de uma nova abordagem para as escolas denominada programa Tempo de Silêncio, como:
 - tendo o potencial para contribuir para as estratégias nacionais e europeias em resposta à declaração de Paris; 
 - como sendo uma abordagem integral que envolve toda a escola para promover a inclusão social, tolerância, não discriminação, desenvolvimento pessoal e outros fatores que ajudam a prevenir comportamentos extremistas violentos; 
 - como tendo potencial para levar por um caminho dominante de evidências baseadas numa política de ações-guia a nível nacional e europeu, ajudando a fomentar o papel da educação na promoção da igualdade, coesão social, estimular o respeito mutuo e incorporando valores fundamentais na sociedade.


Dois dos parceiros, a escola pública primária “De Fontein” (Holanda) e a Escola privada Maharishi (Reino Unido), têm em conjunto 30 anos de experiência implementando o programa Tempo de Silêncio nas suas escolas e estão apoiar a implementação deste, em três contextos europeus diferentes: Portugal, Suécia e Holanda. 

A avaliação final do projeto será liderada pelas universidades de Utrech e do Algarve envolvendo inquéritos de avaliação para diretores e professores que verificam níveis de stress, autoconfiança, motivação, tolerância e satisfação no trabalho; a pesquisa com os alunos tem como alvo as medições de tolerância, ansiedade, resiliência, satisfação de vida, desenvolvimento cognitivo, bem-estar emocional e desempenho escolar. Também será aferido o impacto do programa noutros itens como o comportamento violento, as taxas de abandono escolar, atrasos e faltas à escola, suspensão e exclusão da escola.

Enquanto a experiência das entidades Villa Montesca e CESIE asseguram uma grande disseminação e valorização do programa Tempo de Silêncio, para reforçar o seu valor, este também será avaliado desde uma perspetiva política de desenvolvimento. O projeto resultará num manual de boas práticas e um guia para que decisores políticos possam implementar o programa nas escolas europeias.

Fonte, União Europeia:
Em 26-06-2017 | 16:15